terça-feira, 23 de junho de 2020

¿ O PATRIMÓNIO PESSOAS EM SITUAÇÃO DE POBREZA


¿ O PATRIMÓNIO PESSOAS EM SITUAÇÃO DE POBREZA ?

Portugal tem 94 mil milionários. Os mais ricos aumentaram: o número de residentes em Portugal com mais de 500 Milhões de dólares, passou de nove para 13. A fortuna está avaliada em mais de um milhão de dólares (870 mil euros). Os números resultam dados fornecidos pela Global Wealth Databook, publicação anual Credit Suisse.
Entretanto os mais “pobres”, não chega ter rendimentos de trabalho 500 euros por mês, não tendo em conta o desemprego correndo o risco desta escala e números aumentarem em 2020/2021 por causa da pandemia covid-19 que, entretanto a Europa a nível de governos centrais estão todos encolhidos, envergonhados, (em pedir uma explicação das causas do vírus, alastrado em quase todo o mundo).
Estes senhores os mais ricos sabem o que é viver na miséria que nem casa condigna tem, sujeitando-se a viver em quartos, alguns doentes, sem dinheiro para pagar um aluguer (os senhorios exigem o pagamento das rendas atrasadas, ameaçando-os de despejo.
Alguns desta gente poderão receber alguma coisa da Segurança Social. Estamos perante uma tragédia social. Existe tantos prédios abandonados nem os donos ou os governos nada fazem.

Construir casas ou renová-las os apartamentos com preços acessíveis, atenuavam o peso dos que se até este momento perderão trabalho por causa do Covid-19, onde as empresas fecharam portas, outras despediram em massa, mesmo com as ajudas do governo para garantirem os empregos, mas não é mais fácil despedir engrossando os seus rendimentos, número dos mais ricos em Portugal.
Por outro lado, 850 Milhões se euros num banco ai há dinheiro, para construir casas mesmos em bairros, não!  
Recordemos o que foi dito na última campanha eleitoral: - acabar com a extrema pobreza. Esta gente que se implantou com todos os luxos e vive rodeado do que há do melhor, saberá o que é a extrema pobreza? Saberá? Ou aquelas promessas foram apenas para enganar os palpavos (simplórios, lorpas, etc.) para manter a sua posição social e grandeza? Terão consciência de que o dinheiro usado vem dos duríssimos impostos dos concidadãos? 
Oitenta cinco milhões davam para construir, pelo menos, moradas para oito mil e quinhentos famílias. Entretanto os mãos pobres continuam a viver de calças na mão em piores condições. Também é preciso dizer, a nossa querida Igreja Católica tão bem organizada estará só para defender a liberdade religiosa?
Vivemos após Concilio Vaticano II, é citado vezes sem conta a parábola do bom samaritano, continuamos a deixa-los na estrada, prova provada de que não cheiramos as ovelhas mais sofridas 
O representante de Cristo na terra com a lucidez evangélica toma o partido dos mais pobres, aconselha-nos ir às periferias e muitos de nos na figura retórica ou conveniência ou com medo dos Grandes não largamos o sofá. O Pacto da Catacumbas ainda esta por descobrir e vivida quer pelos nossos irmãos do episcopado ou todos nós, (para o católico e desconhecido e seu conteúdo), para levarmos uma vida mais simples libertando-se dos interesses ou conveniências. Os mais ricos continuam mais ricos os pobres cada vez mais pobres. O juízo final espera-nos a todos. é preciso não ter medo e denunciar estas desigualdades. O amor a Cristo Jesus continua patente nesta sociedade capitalista.  
Aqui fica o convite do Papa Francisco: - Ide ás periferias e cheirai as ovelhas.
Fernando Teixeira

Sem comentários:

Enviar um comentário